top of page

Escalada à beira mar

Santa Catarina já é destino certo quando o assunto é mar azul, boas ondas e lindas praias. Mas nem só de surf e mergulho vive os catarinenses que curtem uma boa aventura ou os milhares de turistas que passam por lá. Destinos como Florianópolis e Bombinhas também oferecem a possibilidade de lindas escaladas á beira mar, ou ainda, montanhas com a linda floresta atlântica e sua exuberante flora e fauna.

Em Bombinhas, o sítio de escalada mais popular está localizado na península de Mariscal, mas precisamente na localidade chamada de Canto Grande.



Lá existem dois setores de escalada, o setor do Mirante, localizado no topo do Mirante 360º, que se acessa pela estrada que leva a praia da Tainha e possui cerca de 28 vias esportivas.



Entre elas destaque para a Disciplina e Água de Coco 9a/b, a fissura Encolherdores de Cabeça 6sup, Craft Work 8a/7c e a Fases da Lua 6sup. A rocha proporciona escalada de aderência e agarras bem abrasivas em paredes que não ultrapassam 20 metros. O setor também possui vias de 4º e 5º grau sendo uma excelente pedida para quem está se iniciando na prática da escalada. De material uma corda de 50 metros e cerca de 8 a 10 expressas é o suficiente, a não ser que você queria provar a única fissura do setor, daí vale levar algumas peças (camalots ou friends) grandes e médios.


Escalada no Morro do Boi em Mariscal, Bombinhas. Via Vaca Atolada 7a

O outro sítio de escalada, também no Canto Grande, está localizado na parte baixa do Morro do Macaco. Existe uma trilha que dá acesso ao cume do Morro do Macaco, são cerca de 20 minutos de caminhada e um lindo visual. Mas para o acesso a base das vias, deve seguir por outra trilha que sai da praia á direita, quase em frente do pier e também dá acesso a praia da Tainha.

O setor possui várias vias, algumas com até três cordadas, e fica de frente para a baia de Zimbros, proporcionando um visual impressionante. E o pôr do sol é imperdível. A via mais conhecida do setor é a Boi nos Aires, 6 sup com três cordadas. Mas as opções de escalada são muitas, tem escalada com proteção móvel e vias esportivas de 8º grau.


Visual desde o Mirante 360 graus, via Laelia Purpurata.

Belezas naturais – Com certeza, o mais espetacular do pico é a proximidade com aquele mar azul das praias de Santa Catarina. No Morro do Macaco o melhor horário para escalar durante o verão é na parte da manhã, que a parede ainda está na sombra. O Mirante possui opções para todas as horas do dia, mas uma boa pedida é curtir a Praia da Tainha pela manhã, com um mar calmo e excelente para a prática de caiaque e mergulho e pela tarde escalar no Mirante que já está no caminho de volta para casa.

Para quem curte escalada Mariscal é um ótimo destino para o verão, além de curtir praia com surf, mergulho e caiaque ainda dá para manter o rip, coisa difícil no verão com as chuvas e o calor nas regiões de montanha.


Por do Sol Clássico vista desde o Morro do Boi.

A região oferece excelentes opções de pousadas e restaurantes, além de serviços de guia e aluguel de equipamento para os mais variados esportes, do mergulho a escalada. Para se hospedar, uma boa dica é a pousada Áragua (www.pousadaragua.com.br) e a Vila Boa Vida (www.mariscal.com.br). Para mais informações de escalada na região ou para contratar serviços de guia e aluguel de equipamentos para escalada, procure a Garra Aventura (www.garraavaentura.com.br).


*matéria originalmente publicada no site Webventure.


63 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page