top of page
eu escalando no yosemite - via royal arches - foto juliana peters.JPG

DANIELLE PINTO

Curriculo Resumido

Danielle escala desde 2005, dando sempre preferência a escalada tradicional e a parceria feminina. Seguindo esta paixão já esteve por sete temporadas escalando na Patagônia Argentina, em Bariloche, nas agulhas do Refugio Frey, realizando ascensões em cordadas feminina nas principais agulhas como a Principal pela via Clemenzo 150m 5+ , a Agulha Campanile pela Descansa em Paz 6b 140m E2/E3 e na Cara Banana On Marche sur la Lune, 160m, 6a+ E2. Quatro temporadas em Arenales, setor de escalada tradicional no norte da Argentina, onde a maioria das agulhas são em torno de 200m.  Ainda experimentou as grandes paredes de granito de Cochamo na Patagônia Chilena, com destaque para e escalada da via Mister M 5+ 500m na Pedra do Gorila.

Ainda em busca de grandes paredes escalou no Yosemite, a meca da escalada tradicional.  Entre as principais escaladas destaque para o Half Dome e a Middle Cathedral ambas ascensões em cordada feminina com Monica Filipini.  Em parceria com Juliana Petters escalou na área de Touolomme Meaddows chegando ao cume do Cathedreal Peak e E-Corn Pinneacle no mesmo dia, e no cume  Fairview Dome pela regular route 5.9 - 12 cordadas. Também esteve escalando em Suesca na Colômbia e em Potrero Chico no México.

Aprendeu e desenvolveu –se na escalada de montanha no Anhangava, onde morou por 5 anos. No sul do Brasil também escalou no Marumbi, em cordada feminina na Enferrujados e Maria Buana.  

No Brasil seu local preferido para a prática de escalada é Três Picos de Salinas, no Rio de Janeiro. Local que frequenta todos os anos desde 2007, onde já escalou em cordada feminina na parceria de Mônica Filipini o Pico Maior parede de granito de 700m por duas vezes, em 2016 pela via Leste 5º V E3  e em 2017 pela  Decadence Avec Elegance 5º VIIa E2. Também com escaladora Mônica Filipini participou do Desafio Big Mil, em São Bento do Sapucaí, em 2017 escalando diversas vias no local até completar 1.000m no tempo de 12 horas e 40 min, sendo a primeira dupla feminina a realizar tal feito nestas montanhas.

Além da escalada em rocha, também se dedica a alta montanha e em busca de novos desafios esteve por duas vezes na Cordilheira Branca no Peru e na Cordilheira Real na Bolívia, entre suas principais ascensões destacam-se o Toclaraju 6.032m, e o Quitaraju 6.040m ambos no Peru, e o Pequeno Alpamayo 5.370m na Bolívia. Em 2019 realizou o sonho de conhecer a Cordlheira do Himalaia, de forma autônoma e com a filha de cinco anos na bagagem, realizou o trekking para o acampamento base do Annapurna e o trekking para o vale de Langtang até Kyanjim Gompa onde subiu o Kyanjing Ri 4980m. 

  • Curso de Autorresgate promovido pelo Armazém Aventura e ministrado por Antonio Calvo e Humberto Medaglia. São Bento do Sapucaí. 2017


  • Treinamento de Autorresgate ministrado por Daniel Casas, instrutor certificado pela Associação de Guias de Escalada do Rio de Janeiro - AGUIPERJ. São Bento do Sapucai.2002


  • Curso Wilderness First Aid promovido pela WMAI Brasil, ministrado pela Samanta Chu, em São Bento do Sapucai. 2022


  • Guia Profissional de Escalada Certificada pela Aguiperj - Associação de Guias de Escalada do Rio do Janeiro.

Entre em contato
Biografia Danielle Pinto: Sobre mim
bottom of page